terça-feira, 14 de agosto de 2007

O Socialismo seria, em teoria, um sistema de governo onde todos os meios de produção pertencem à coletividade, onde não existiria o direito à propriedade privada, as desigualdades sociais seriam pequenas e a taxa de analfabetismo muito baixa, pois seria um sistema de transição para o comunismo - onde não existiria mais Estado nem desigualdade social - portanto o Estado socialista deveria diminuir gradualmente até desaparecer.
Obviamente essa diminuição de poder nos paises socialistas não orcorreram, ao invez disso os governos desses países se tornaram, em sua maioria, ditaduras. Podemos observar esse fato com o exemplo da China onde o governo é descrito como autoritário, socialista, com pesadas restrições à liberdade de imprensa, de reunião, de movimento, de direitos reprodutivos e de religião, além de obstáculos ao livre uso da internet.
As diferentes teorias socialistas surgiram como reação à desigualdade, opressão e exploração que as pessoas enxergavam na sociedade capitalista do século XIX.

Nenhum comentário: