segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Socialismo na atualidade.

Muitos estudiosos afirmam que, mesmo com a existência de países que denominam sua forma de governo como socialista, esta nunca saiu do papel. Os governos “pseudo-socialistas” tiveram sua origem baseada fortemente nos ideais Marxistas, porém esses não foram seguidos totalmente. Cada país que tentou implantar o socialismo acabou adaptando-o conforme o interesse de seus governantes, de forma que ainda existiram desigualdades e exploração por parte dos mesmos, princípios inexistentes no socialismo verdadeiro de Karl Marx.
Se formos analisar alguns casos, como o socialismo cubano, fica muito nítido essas distorções que ocorreram. Os governantes no poder implantaram uma ditadura extremamente rígida e é lamentável a condição em que os cubanos vivem, ao contrário de seu governo que detêm todo o poder e dinheiro e se beneficia disso.
Dessa forma, se tornam irônicas as críticas feitas ao socialismo baseadas nos casos de países que o implantaram. Marx acabou levando a culpa pelos regimes ditatoriais, genocidas e autoritários, que dizem se inspirar em seus ideais.
Se analisarmos a sociedade na atualidade, é possível afirmar com uma certa certeza que seria impossível implantar qualquer outra forma de governo (como o socialismo, comunismo, anarquismo) em qualquer lugar do mundo pois os ideais e os valores humanos foram tão deturpados pelo capitalismo que a ambição pelo poder e pelo dinheiro se tornaria um grande obstáculo para aqueles que gostariam de acabar com as desigualdades e injustiças sociais.

4 comentários:

érikinháàh♥ disse...

Fico muito bom ! me ajudou bastante no meu trabalho de escola !

Sol disse...

Mesmo com todas as distorções que ocorreram ao passar dos anos,continuo apoiando o sistema socialista.Na minha opinião é a melhor forma de governo.Desde que os direitos dos cidadãos sejam respeitados.
Adriane s.Teixeira
Pedagoga

Unknown disse...

Ótimo!espero que ajude muitas pessoas como me ajudou para uma pesquisa de lição de casa da escola!

Unknown disse...

Me ajudou bastante, obrigada