segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Socialismo na atualidade.

Muitos estudiosos afirmam que, mesmo com a existência de países que denominam sua forma de governo como socialista, esta nunca saiu do papel. Os governos “pseudo-socialistas” tiveram sua origem baseada fortemente nos ideais Marxistas, porém esses não foram seguidos totalmente. Cada país que tentou implantar o socialismo acabou adaptando-o conforme o interesse de seus governantes, de forma que ainda existiram desigualdades e exploração por parte dos mesmos, princípios inexistentes no socialismo verdadeiro de Karl Marx.
Se formos analisar alguns casos, como o socialismo cubano, fica muito nítido essas distorções que ocorreram. Os governantes no poder implantaram uma ditadura extremamente rígida e é lamentável a condição em que os cubanos vivem, ao contrário de seu governo que detêm todo o poder e dinheiro e se beneficia disso.
Dessa forma, se tornam irônicas as críticas feitas ao socialismo baseadas nos casos de países que o implantaram. Marx acabou levando a culpa pelos regimes ditatoriais, genocidas e autoritários, que dizem se inspirar em seus ideais.
Se analisarmos a sociedade na atualidade, é possível afirmar com uma certa certeza que seria impossível implantar qualquer outra forma de governo (como o socialismo, comunismo, anarquismo) em qualquer lugar do mundo pois os ideais e os valores humanos foram tão deturpados pelo capitalismo que a ambição pelo poder e pelo dinheiro se tornaria um grande obstáculo para aqueles que gostariam de acabar com as desigualdades e injustiças sociais.

2 comentários:

érikinháàh♥ disse...

Fico muito bom ! me ajudou bastante no meu trabalho de escola !

Sol disse...

Mesmo com todas as distorções que ocorreram ao passar dos anos,continuo apoiando o sistema socialista.Na minha opinião é a melhor forma de governo.Desde que os direitos dos cidadãos sejam respeitados.
Adriane s.Teixeira
Pedagoga